quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ekaitz Sirvent foi enviado para a prisão de La Santé


Sirvent, que é acusado de militar na ETA, foi detido na sexta-feira passada na estação de Montparnasse, em Paris. O natural de Zarautz permaneceu sob incomunicação em poder da Polícia até ontem à noite, altura em que foi conduzido ao tribunal especial da capital francesa.
A juíza Le Vert deu-lhe ordem de prisão e o jovem foi enviado para o estabelecimento de La Santé.

De acordo com as agências de informação, o Ministério Público francês irá acusar o jovem basco de delitos como “associação de malfeitores com fins terroristas, falsificação de documentos, uso de documentação falsa, posse e transporte de arma, e receptação de arma procedente de roubo”. Depois de ser presente a tribunal, ontem à noite esperava-se que lhe fosse dada ordem de prisão.


«Advertência» da Ertzaintza
Entretanto, em Zarautz têm-se sucedido as manifestações de apoio a Sirvent e assim aconteceu ontem. Na véspera, segunda-feira, foram 250 pessoas a manifestarem-se contra a sua detenção.
Habitantes desta localidade costeira de Gipuzkoa fizeram saber que a Ertzaintza carregou sobre os manifestantes, depois de ter dado ordem para que “fossem retiradas as fotografias dos presos políticos”. Acrescentaram ainda que a Polícia autonómica os avisou que “de agora em diante não se poderá mostrar fotografias dos presos políticos bascos”.

Fonte: Gara