sábado, 18 de abril de 2009

A esquerda ‘abertzale’ recorre da resolução de Barcina sobre a Conde de Rodezno


Os vereadores independentistas em Iruñea Mariné Pueyo e Mikel Gastesi deram ontem a conhecer o recurso que apresentaram no Tribunal Administrativo de Navarra (TAN) como resposta à decisão da autarca Yolanda Barcina (UPN) de não alterar a denominação da praça Conde de Rodezno, alegando que agora passa a ser um lugar que honra o título nobiliário Conde de Rodezno e não o sétimo possuidor desse título, o dirigente franquista Tomás Domínguez de Arévalo, como acontecia até hoje.

Em conferência de imprensa, Pueyo qualificou a atitude do governo municipal como “inaceitável”, uma vez que representa “uma grande afronta e falta de respeito” às vítimas da repressão franquista e aos seus familiares. É que Domínguez de Arévalo, durante o seu mandato como ministro da Justiça de Franco, assinou 53 000 sentenças de morte por motivos políticos.
Nesse sentido, a vereadora independentista afirmou que os argumentos da UPN para não mudar o nome da praça são “banais” e lembrou que esta formação partidária “ofereceu resistência ao cumprimento do que está estabelecido na Lei de Símbolos de Navarra” no que diz respeito à eliminação de simbologia franquista, já que isso “não lhes agrada”.


NaBai também recorre
Do mesmo modo que o PSN e a esquerda abertzale, o NaBai também decidiu apresentar um recurso contra a decisão de Barcina, tomada de forma unilateral contra o estabelecido no plenário iruindarra, que a instou a alterar o nome da Praça Conde de Rodezno por outra denominação. O edil Aritz Romeo disse que basearam o recurso «na figura do desvio de poder e fraude à lei” por parte da autarca.

Asier VELEZ DE MENDIZABAL

Fonte: Gara