quinta-feira, 23 de abril de 2009

Convocada uma manifestação nacional contra o TGV para 9 de Maio em Iruñea

A AHT Gelditu! Elkarlana, coordenadora formada por uma grande diversidade de grupos sociais, ecologistas, sindicatos e eleitos em Municípios, deu a conhecer aos meios de comunicação e à sociedade em geral, mediante uma conferência de imprensa, os motivos por que decidiu convocar uma manifestação nacional em Iruñea, no próximo dia 9 de Maio, com o lema «Guztion artean AHT geldituko dugu, txikiziorako diru gehiagorik ez! (Entre todos, havemos de parar o TGV; não ao desperdício de dinheiro para a destruição!).

Actualmente, as obras deste macroprojecto já se iniciaram tanto em Araba como em Gipuzkoa e na Bizkaia. Em Nafarroa ainda não começaram devido à falta de acordo sobre o seu financiamento com o Governo do Estado espanhol. Segundo manifestaram os convocantes, tanto na CAB como em Nafarroa, a UPN, o PSOE, o PP, o PNV, a IU, o EA e as formações que compõem o NaBai “estão decididas a realizar esta obra sem dinamizar a informação e a participação pública”.

A AHT Gelditu! Elkarlana insistiu na ideia de que “estamos num momento-chave para conseguir a paralisação das obras”. Sustentam esta afirmação argumentando que a situação socioeconómica actual está minar a capacidade financeira das diversas deputações forais, enquanto as construtoras, as empresas adjudicatárias e a banca estão a aproveitar esta conjuntura para pedir mais injecções de dinheiro público, de modo a satisfazer os seus interesses económicos e políticos.
De acordo com a plataforma contrária ao TGV, numa situação caracterizada, por outro lado, pelo desemprego, os expedientes de regulação e a precariedade, o investimento nesta infra-estrutura deixaria às claras a sua nula utilidade social, além de supor um gravíssimo deficit e um grande endividamento para os municípios e as respectivas deputações. Neste mesmo sentido, consideram que “não é aceitável que se destinem milhares de milhões para realizar esta obra à custa da limitação e da suspensão de verbas públicas orçamentadas em matéria de saúde, educação, serviços sociais, políticas de emprego, etc.”.

Nafarroa e a assinatura do acordo
Durante os últimos meses foi constante a polémica a respeito da assinatura do acordo de financiamento das obras do Corredor Navarro de alta velocidade. A UPN, sobretudo pela boca de Miguel Sanz, e o Nafarroa Bai, com Uxue Barkos, interpelaram o PSN no Congresso dos Deputados madrileno, no sentido de levar Zapatero a cumprir a sua palavra e promessa de fazer que a alta velocidade “chegue quanto antes a Navarra”. No entender da AHT Gelditu! Elkarlana, a maioria dos partidos que fazem parte da oposição em Navarra estaria a desvirtuar a raiz do debate, centrando-se na discussão sobre fórmulas económicas de financiamento em vez de se questionar se este projecto é realmente necessário para Nafarroa.

O acordo ainda não foi assinado, mas tudo parece apontar para que nas próximas semanas isso venha a suceder, tal como Zapatero anunciou publicamente em diversas ocasiões. A assinatura do acordo seria o tiro de partida para as obras do TGV em Nafarroa, umas obras que vão custar mais de 3 mil milhões de euros e que, na prática, vão ser pagas por cada cidadão, que verá sair dos seus bolsos 4790 euros.



Contra a criminalização
A AHT Gelditu! Elkarlana considera que, “ao fazerem ouvidos surdos às exigências de uma grande parte da sociedade, as diferentes administrações que gerem o TGV em Euskal Herria decidiram carregar no acelerador e enveredar pela via dos factos consumados e da imposição”. Destacam, além disso, que esta imposição assumiu uma feição incriminatória, de repressão policial e judicial, o que definem como “tentativas descaradas de criminalizar a oposição social, ampla e plural, que faz frente ao TGV”.

Perante esta situação, a oposição ao TGV, longe de se encolher, dinamizou, durante as últimas semanas, uma busca de compromissos individuais e colectivos na luta pela paralisação do TGV. Com o lema “Nik ere aht geldituko dut” (Eu também vou parar o TGV), diversas pessoas e colectivos mostraram a sua adesão à plataforma AHT Gelditu e ao movimento de oposição ao macroprojecto.
E é precisamente no âmbito desta campanha que enquadram a manifestação nacional do próximo dia 9 de Maio em Iruñea, “como forma de dar visibilidade ao apoio de colectivos, pessoas, terras, comarcas e instituições, que estão empenhados em parar este projecto”. A manifestação partirá às 17h30m do Parque de Antoniutti, havendo depois festa na Parte Velha de Iruñea, e uma kalejira e várias actuações musicais.

Outras mobilizações
Aproveitaram ainda a convocatória para recordar que nos dias 10 e 17 de Maio irão decorrer consultas populares em Arbizu e Lizarrabengoa, para que os habitantes manifestem a sua opinião sobre o controverso projecto do TGV. Para este fim-de-semana, foram convocadas diversas mobilizações de protesto contra o TGV em Iruñea e Arbizu.

Fonte: nafarroan.com