domingo, 21 de novembro de 2010

Cerca de mil pessoas manifestaram-se contra a entrega de Aurore Martin em Baiona

A manifestação contou com a adesão de inúmeras organizações. Na terça-feira, fica-se a saber se França extradita a membro do Batasuna para o Estado espanhol.

Com o lema «Aurore askatu! Euroaginduei ez, eskubide zibil eta politikoei bai!» (Liberdade para Aurore! Não aos mandados europeus, sim aos direitos civis e políticos!), 1300 pessoas manifestaram-se contra o pedido de extradição de Aurore Martin, membro do Batasuna.

Diversos partidos, sindicatos e organizações uniram-se no apelo à marcha, como Batasuna, AB, Europe Ecologie-Les Verts, LAB, ELB, Sud-Solidaires, Liga dos Direitos do Homem, Euskal Herria Zuzenean, Anai Artea, entre muitos outros. Na manifestação, que partiu às 16h00 da Euskaldunen plaza, estiveram presentes representantes de todos eles e também do EA.

Martin é acusada pela AN espanhola e pelo MP francês pelas actividades que desempenhou enquanto representante do Batasuna, como participar em conferências de imprensa desse partido político em Donostia, Uztaritze e Baiona e escrever artigos de opinião na imprensa. Espanha quer incriminá-la por actividades levadas a cabo em territórios sob administração francesa. «Se França aprovar o mandado europeu contra Martin, deixa via aberta à ilegalização do Batasuna», disse o mahaikide do Batasuna Xabi Larralde.

Na terça-feira fica-se a saber se França entrega Martin ou não. A decisão cabe ao juiz do Tribunal de Pau. Na terça-feira passada, o mesmo tribunal decidiu que Martin, que tinha sido detida no dia 9 deste mês em Donibane Garazi, fosse posta em liberdade, deferindo o pedido feito pela advogada de defesa, Amaia Rekarte. No entanto, Martin ficou sujeita a medidas de coacção judicial até que seja tomada a decisão sobre a sua extradição para o Estado espanhol.
Fonte: Berria