quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Presos políticos bascos: Arnaldo Otegi, transferido para Zuera

Dias depois de ter terminado o julgamento relacionado com o acto de Anoeta, no qual foi julgado, Arnaldo Otegi foi transferido para a prisão de Zuera (Saragoça).
Julgado juntamente com Joseba Permach e Joseba Alvarez, Otegi reivindicou a aposta nas vias pacíficas e democráticas da esquerda abertzale face ao «muro de surdez» levantado.
As iniciativas pela liberdade do líder independentista continuam a receber apoios, como no caso da iniciativa em que pessoas de diversas áreas de Euskal Herria e do mundo se fotografam com o número de preso de Otegi. Além das fotografias, também realizaram um vídeo.
Fonte: Gara

Vídeo pela liberdade de Otegi / Arnaldo Otegi askatu! bideoa



Em Iruñea, recepção calorosa a Oier Zuñiga
O jovem independentista da Alde Zaharra saiu em liberdade no dia 6 deste mês, depois de ter passado um ano na prisão. Depois disso, foi-lhe dado um ongi etorri caloroso (as boas-vindas) na Alde Zaharra de Iruñea (na Parte Velha de Pamplona).
Fonte: apurtu.org / Fotos: Ongi etorri, Oier!


O vereador das Festas de Gernika, condenado a um ano de prisão
A AN espanhola condenou o vereador das Festas da Câmara Municipal de Gernika, Jesús Mari Alberdi, e um outro morador a um ano de prisão e sete de inabilitação para ocupar um cargo público, ao considerá-los responsáveis pela inclusão das fotografias de nove presos políticos da comarca de Busturialdea no programa de festas dos San Rokes de 2009. Para os juízes, trata-se de um acto de «enaltecimento do terrorismo».
Pouco depois de conhecer a decisão do tribunal especial, o vereador da esquerda abertzale realçou a «celeridade» com que os magistrados decretaram a sentença condenatória e, tal como o tinha feito antes da audiência oral e no dia 3 de Novembro, dia em que esta teve lugar, Alberdi considerou a decisão judicial «uma condenação política. É - disse ao Gara - um castigo político que, para além de me punir por manifestar solidariedade aos perseguidos políticos bascos e aos seus familiares, também me impede de prosseguir com o meu trabalho em prol dos gernikarras na Câmara».
Nos próximos dias, adiantou Jesús Mari Alberdi, colectivos e cidadãos que compõem a iniciativa popular Utzi Bakean Herriari vão-se reunir para analisar a sentença decretada contra o membro da Vereação de Gernika e dar novos passos com vista à denúncia da criminalização de Alberdi e de outros habitantes da vila foral pelos factos ocorridos nas festas de San Roke de 2009.
Fonte: Gara