quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os presos de Tarascon, em greve de fome pelo seu direito à comunicação

Os presos políticos bascos de Tarascon, Jon González e Mikel Almandoz, iniciaram uma greve de fome para exigir que seja respeitado «o direito à comunicação». O Movimento pró-Amnistia fez saber esta quarta-feira que, entre outros temas, González e Almandoz se queixaram aos responsáveis da prisão francesa de que têm «poucas» visitas, não têm a possibilidade de «visitas especiais» com os filhos e têm «visitas duplas» uma vez em cada cinco semanas.

Os dois prisioneiros afirmaram que «não é justo ter de fazer 1800 km para ter uma hora de visita». Receberam um 'não' como resposta. Permanecerão em greve «até que os problemas das visitas se solucionem».

Por outro lado, a advogada bilbaína Arantza Zulueta também iniciou na segunda-feira uma greve de fome. Pelo que informaram aos seus familiares, Zulueta encontra-se já há sete meses em isolamento, e na prisão de Málaga, onde se encontra desde 23 de Outubro, todas as suas comunicações são controladas. A sua cela é muito pequena, sem objectos pessoais, só lhe permitem ler cartas, que depois tem de entregar, e o único contacto que tem limita-se ao pessoal da prisão. Os seus familiares definem o que se está a passar como «uma autêntica vingança na forma de pena de isolamento».

No próximo fim-de-semana, Azpeitia (Gipuzkoa) será palco um campeonato de boulder - modalidade de escalada - solidário com os presos. Trata-se da 5.ª edição desta competição, que procura dar a conhecer a modalidade e «fazer chegar a nossa solidariedade a familiares e amigos dos presos». (vídeo)

Para além disso, na terça-feira passada 120 pessoas mobilizaram-se na Praça do Arriaga, em Bilbo, a favor dos presos. Na quarta-feira, em Atarrabia, foram 24.
Fonte: Gara

Ongi etorri, Ganba!
Ao cabo de quase sete anos na prisão, vindo do presídio de Huelva, Ganba foi calorosamente recebido primeiro no aeroporto de Loiu (Bilbo) e depois na sua «casa», Elorrio (Bizkaia). Euskal presoak etxera!