quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Contra a tortura: paralisação quase total em Lesaka e múltiplas iniciativas em Bortziri

Foram aprovadas moções contra a tortura em Lesaka, Arantza, Igantzi, Etxalar Donamaria e Bera (municípios do Norte de Nafarroa)

Por causa do julgamento de quinze guardas civis acusados de torturar Igor Portu e Mattin Sarasola, sucederam-se nos últimos dias as mobilizações e iniciativas na comarca de Bortziri. No dia 27 de Outubro, 130 pessoas participaram numa concentração na Lesakako plaza, entre as quais se encontravam vereadores da Ezker Abertzalea, do EA e do grupo Onin. No dia 28, houve uma paralisação de uma hora em Lesaka, entre as 12h00 e as 13h00. A paralisação foi um êxito tremendo, com quase tudo fechado: lojas, tabernas, bancos, ikastolas, etc. E já no dia 26 o LAB tinha organizado uma concentração na herriko plaza, na qual esteve presente a sua secretária-geral, Ainhoa Etxaide.
Moções em diversas localidades
Além disso, foram aprovadas moções contra a tortura em diversos municípios da comarca (Lesaka, Arantza, Igantzi, Etxalar e Bera), tendo o mesmo sucedido no município de Donamaria, na comarca de Malerreka.
Notícia completa: apurtu.org