sábado, 20 de novembro de 2010

Internacionalistas irlandeses denunciam a tortura e a repressão em Euskal Herria


A embaixadora de Espanha na Irlanda foi convidada a deslocar-se à cidade de Cork e a falar aos estudantes da Universidade. Ao chegar à instituição, a senhora embaixadora deparou com membros do Comité de Solidariedade com Euskal Herria e do Ógra Shinn Féin a fazerem teatro de rua - representavam a prática da tortura do «saco» -, exibindo cartazes em que se dizia que Espanha tortura detidos bascos e uma faixa do Comité em que se lia «Liberdade para o País Basco» em inglês.

Foram muitas as perguntas que a senhora embaixadora teve de enfrentar, sendo em maioria as que se relacionavam com o País Basco. «Se o Estado espanhol é um Estado democrático», perguntou-lhe um estudante curdo, «por que é que não se permite aos Catalães e aos Bascos fazer um referendo para ver se o povo quer a independência?». Também lhe perguntou porque se recusam a negociar com o movimento independentista basco, comentando que a ETA está em tréguas há meses.

A embaixadora viu-se naturalmente numa situação muito incómoda e passou por diversos momentos verdadeiramente delicados, face às questões que lhe eram directamente colocadas.

Em suma, mais uma acção solidária entre o povo irlandês e o basco, no pleno exercício da solidariedade, a ternura entre os povos.
Fonte: boltxe.info (com mais fotos)