terça-feira, 30 de novembro de 2010

A situação de Gotzone López de Luzuriaga chega à Sessão de Câmara em Agurain


López de Luzuriaga está há 21 anos na prisão, tendo-lhe sido diagnosticado um cancro da mama há três. Os relatórios médicos entregues às Instituciones Penitenciarias nessa altura sustentavam que a aguraindarra devia sair da prisão para poder receber o tratamento adequado. As Instituciones Penitenciarias, há três anos, decidiram mantê-la na prisão e, em Agosto deste ano, aumentaram-lhe a pena em nove anos. Esta grave situação foi debatida na quinta-feira na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Agurain (Araba). Por outro lado, 51 pessoas reuniram-se em Burlata para denunciar a situação que os presos vivem, 12 fizeram-no no bairro iruindarra de Arrosadia, 42 no da Txantrea e 25 na Alde Zaharra. Na quarta-feira 25 pessoas concentraram-se em Atarrabia, tendo onze delas sido identificadas pela Polícia espanhola, que também levou consigo a faixa.
Fonte: Gara

Denunciam a situação de Laureano Ortega em Puerto
Laureano Ortega continua em isolamento na prisão de Puerto III, segundo informa o Socorro Rojo Internacional (SRI).
O preso político biscainho, que em finais de Setembro sofreu um enfarte, foi submetido na semana passada a vários exames médicos fora da prisão. «Neste momento», a sua evolução é satisfatória.
Na quinta-feira passada, a família fez saber que o preso de Portugalete continua em isolamento, e que também lhe aplicaram um castigo de cinco dias – isolamento ainda mais restritivo – porque, segundo contou a sua irmã ao SRI, se recusou a despir-se para a inspecção quando o iam transferir da prisão de Puerto I para a de Puerto III, depois de sofrer o enfarte.
Fonte: Gara

Acção de rua em Santutxu em apoio a Juanpa
Juanpa é um preso do bairro bilbotarra de Santutxu que, apesar de sofrer de uma doença grave, permanece na prisão, caso que evidencia que as Instituciones Penitenciarias conseguem até superar as próprias leis espanholas.
Estas leis (que cumprem quando tal lhes convém) deixam claro que, quando um preso sofre de uma doença grave, deve ser deixado em liberdade. Mas isto não parece ser aplicado ao Colectivo de Presos Políticos Bascos, já que muitos deles são mantidos em cativeiro precisamente nessa situação. São vários os casos de presos que faleceram na prisão ou pouco depois de sair dela, por falta de assistência sanitária.
Ora, tendo em conta a situação de Juanpa, diversos habitantes de Santutxu vieram para a rua ataviados com macacões brancos e com um cartaz que dizia em euskara: «Não vou ficar sentado». Com isso, chamavam a atenção dos viandantes para a situação de Juanpa e davam as devidas explicações.
Fonte: boltxe.info