sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Manifestação no sábado para denunciar a situação de Arantza Zulueta


O Movimento pró-Amnistia e conterrâneos e amigos da advogada bilbaína Arantza Zulueta denunciaram as condições em que esta se encontra na prisão e convocaram uma manifestação para este sábado, às 18h30, a partir do Arriaga.

Advogados europeus reclamam a liberdade de Zulueta, Enparantza e Sarriegi

Declaração da associação de advogados europeus ELDH (ing)

Recorde-se que a presa política basca foi detida a 14 de Abril e encarcerada em Cáceres em regime de isolamento. No dia 23 de Outubro foi levada dali para Málaga, onde a sua situação de isolamento e solidão se agravou, fechada numa cela pequena, inspeccionada diariamente, com direito a ter poucos pertences, não vendo quase ninguém (e sempre funcionários do presídio). O seu advogado afirmou que os seus pais não a vêem desde Agosto. Encontra-se em greve de fome desde o dia 15.
Notícia completa: Gara

Iker Beristain: «Mostrámos que lutando se alcançam os objectivos»
O Movimento pró-Amnistia divulgou uma carta escrita por Iker Beristain, preso a quem a juíza Laurence Le Vert não deixava conhecer a filha. Na carta, que escreveu na véspera do dia em que a ia conhecer, Beristain manifesta a sua alegria por conseguir a autorização de visitas e agradece o apoio recebido do exterior. «Uma vez mais, pudemos mostrar que os objectivos se podem alcançar se a luta nas ruas e nas prisões forem na mesma direcção», diz Beristain. Os presos de Meaux levaram a cabo uma longa greve de fome para exigir o reconhecimento da paternidade de Beristain.
Em seguida, a notícia aborda de forma mais detalhada a situação que já ontem aqui expusemos de quatro presos políticos que se encontram em greve de fome para exigir que os seus direitos sejam respeitados: Jon González e Mikel Almandoz; Patxi Segurola; e Arantza Zulueta.
VER: Gara / Gutuna-carta: «...Denon artean lortu dugu!»

Sara gogoan zaitugu!: na 2.ª-feira, manifestação contra a dispersão em Iruñea
A iruindarra Sara Fernandez, vítima da política de dispersão penitenciária, será lembrada nesta segunda-feira na Alde Zaharra de Iruñea, quando se cumpre o 7.º aniversário da sua morte. O lema da manifestação é «Euskal Presoak Euskal Herrira. Eskubide guztien jabe. Dispertsiorik ez». Segunda-feira, 29, às 12h30, da Praça Mercaderes.

Fonte: apurtu.org