quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Solidariedade com Euskal Herria, de Caracas a Lugano

Aparece uma página solidária com Euskal Herria na Venezuela
O colectivo Pakito Arriaran, de Caracas, criou uma página de Internet onde, a partir da sua perspectiva revolucionária e internacionalista, dá conta do que se passa em Euskal Herria e da sua luta diária pela independência e o socialismo.
O portal a que fazemos referência é http://pakitoarriaran.org/
Notícia completa: boltxe.info


Noites solidárias com Euskal Herria em Paris e Lugano
Na semana passada demos conta da solidariedade manifestada com Euskal Herria em Cork (Irlanda) e agora falamos de actividades solidárias que decorreram na cidade suíça de Lugano e em Paris - mostra de que os colectivos solidários com Euskal Herria não cessam a sua actividade, apesar dos esforços da embaixadas espanholas (e demais fatxas por aí à solta).
Em Lugano, no CSOA El Molino (o gaztetxe da cidade suíça), a noite solidária com Euskal Herria e com os presos políticos bascos incluiu um debate com Giovanni Giacopuzzi sobre a história da esquerda abertzale e a situação actual, seguido de animação musical diversa.
Em Paris houve um jantar-debate solidário no CICP, organizado pelo Comité de solidarité avec le Pays Basque - Paris. Foi um acto festivo e militante, no qual estiveram presentes representantes de diversos movimentos e países (cursos, corsos, kanakos, da Colômbia, de Beirute, do Peru e de Euskal Herria).
Durante o jantar-debate, em que era visível um cartaz com os presos e as fotos de Josu Muguruza e de Santi Brouard, o Comité de solidarité avec le peuple basque explicou o significado do 20 de Novembro para Euskal Herria.
Notícia completa e mais fotos: lahaine.org

Actividades em Madrid pelo diálogo e contra a repressão em Euskal Herria
Madrid foi palco, na semana passada, de actividades solidárias com Euskal Herria, promovidas pela «Plataforma de Madrid por una Solución Dialogada y Democrática del Conflicto Vasco», de que fazem parte a médica Angeles Maestro, os advogados Francisco García e José Manuel Hernández ou o matemático Carlo Frabetti. Ali, foi também apresentado o livro La maza y la cantera, do advogado Julen Arzuaga, que analisa a repressão sobre a juventude basca. A sala do Ateneo de Madrid esteve repleta neste acto.
Fonte: Gara