sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Alunos, professores e outros trabalhadores das universidades aderem à manifestação de 8 de Janeiro em Bilbau


Preocupados com a violação de direitos sofrida pelos presos políticos bascos, professores, alunos, trabalhadores e representantes de associações de diversas universidades de Euskal Herria reuniram-se ontem no campus de Leioa e, numa conferência de imprensa muito participada, anunciaram a sua adesão à manifestação que no próximo dia 8 de Janeiro irá percorrer as ruas de Bilbau, com o lema «Euskal presoak Euskal Herrira eskubide guztiekin. Egin dezagun urratsa».
Na ocasião, recordaram que tanto a sociedade basca como organizações internacionais «repudiaram uma vez e outra uma política prisional que tem por base a crueldade». Neste sentido, referiram que a aplicação da política de dispersão, a não libertação dos presos doentes, o isolamento, a solidão, o tratamento «vexatório» nas visitas ou «a criminalização da solidariedade» mostram que os estados «jogam com os direitos dos presos».
VER: Gara

Ver também:
«A la sociedad vasca, a todos los miembros de la comunidad universitaria, demos un paso adelante!» (texto lido na ocasião; etxerat.info)

«Euskal Herria - 176 indivíduos e colectivos da América do Sul aderem à manifestação de 8 de Janeiro» (Colectivo Pakito Arriaran via boltxe.info)