quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A esquerda abertzale e o EA constatam a «urgência de uma mudança política e social»


Representantes do Eusko Alkartasuna e da esquerda abertzale reuniram-se ontem de manhã em Iruñea para analisar a situação política actual e trocar opiniões, pela primeira vez, sobre as eleições forais de 2011.

Num comunicado conjunto emitido após o encontro, indicam que o debate mantido permitiu constatar «a urgência de uma mudança política e social».

«A percepção da importância do momento político actual e o desenvolvimento dos acontecimentos nestes últimos meses permitiu pela primeira vez trocar opiniões sobre as eleições forais de 2011», sublinham, antes de referirem que «a necessidade de mudança de modelo político, económico e institucional em Navarra e em toda Euskal Herria requer debates abertos, inclusivos e enriquecedores».

Afirmam que partilham a análise sobre a necessidade de «articular todo o espaço progressista, de esquerda e abertzale sem exclusões como melhor garantia para fortalecer a dinâmica de mudança política e social» em Nafarroa e entendem que a actual situação política que «o nosso povo vive necessita de acordos amplos e de clareza de conteúdos».
Fonte: Gara