quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Independentistak põe em marcha a Txerritxo Berdea para juntar 100 000 euros


Com a esta iniciativa, a rede Independentistak pretende juntar 100 000 euros (um euro por independentista), para fazer frente às actividades a desenvolver em 2011 e às previsíveis multas e acções repressivas resultantes da sua desobediência.

Porta-vozes da iniciativa popular, que reúne «independentistas bascos de todas as sensibilidades, origens e ideologias», anunciou o início de uma campanha que visa recolher fundos para conseguir o auto-financiamento do movimento.

Propõem-se juntar 100 000 euros, à razão de um euro por independentista, para fazer frente não só às actividades dos próximos meses, mas também às «previsíveis multas e acções repressivas que as suas actividade desobedientes possam gerar».

O Txerritxo Berdea irá aparecer pela primeira vez nas feiras de Santo Tomás de Bilbo e Donostia, onde um grande mealheiro verde com forma de porco irá percorrer, numa «kalejira verde», os recintos das festas acompanhado pela actuação de trikitilaris, txistularis e outras manifestações festivas.

No âmbito da campanha, seguir-se-á um conjunto de acções que irão sendo depois anunciadas e cujo propósito é criar uma rede de txerritxu berdeak [porquinhos verdes] que assegure de forma permanente o financiamento da rede.

Fizeram saber ainda que as contas da Independentistak estarão à disposição de qualquer sarekide [membro da rede], de forma que, com toda a transparência e controlo, as pessoas possam estar a par do dinheiro que entra e da utilização que é dada aos fundos.
Fonte: Gara via kaosenlared.net

Foto: Kaleko Begiak Argazkiak