domingo, 19 de dezembro de 2010

Esquerda abertzale: Correntes humanas reclamam a legalização em Euskal Herria

Numerosas correntes humanas realizadas em diversas localidades de Euskal Herria pediram a legalização. «O mais são e democrático é que todas as forças, todos os projectos, todos os cidadãos vejam reflectidos os seus direitos e que os possam exercer», afirmou Niko Moreno em Bilbo.

Com cartazes com a frase «orain! legalizazioa, gora ezker abertzalea» (agora! legalização, viva a esquerda abertzale), centenas de pessoas participaram nas mobilizações convocadas pela esquerda abertzale exigindo a legalização.

Estavam convocadas cerca de uma centena de mobilizações que, na sua grande maioria, decorreram ao meio-dia. Em Gasteiz, estava prevista para as 19h30 na Praça da Virgem Branca.

No final das mobilizações foram colocadas grandes faixas em pontos visíveis das distintas localidades, como as pontes da capital biscainha.

Nesta mobilização participou Niko Moreno, autarca de Elorrio, que sublinhou o facto de ser preciso evitar que «se voltem a repetir situações de fraude política e eleitoral» que não permitiram à esquerda abertzale «concorrer em igualdade de condições com o resto das forças políticas».
«O mais são e democrático é que todas as forças, todos os projectos, todos os cidadãos vejam reflectidos os seus direitos e que os possam exercer», afirmou.

Para além disso e tendo em conta a obstinação de «certos elementos do Partido Socialista», salientou a necessidade da mobilização popular.
«No mês que vem vamos apresentar o nosso novo partido, a nossa nova força política, o nosso novo projecto, que é a melhor maneira de contribuir para o processo e por corresponder a uma exigência democrática dos cidadãos».

A corrente humana partiu da Câmara Municipal e percorreu a passagem de Uribitarte até à explanada do Guggenheim. Os participantes levaram ikurriñas e cartazes com o lema «ni ere legalizazioaren alde» (eu também sou a favor da legalização).

Em Donostia, a mobilização arrancou da Praça Sarriegi, de onde se dirigiu até ao mercado de La Bretxa. Depois de passar por entre os puestos, a corrente humana percorreu diversas ruas da Parte Velha em direcção ao porto, onde foi aberta uma faixa.
Fonte: Gara

Nas fotos: mobilizações em Iruñea e Bilbo.