segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Centenas de pessoas pedem a libertação de Otegi às portas da prisão de Logroño


Centenas de pessoas juntaram-se ao meio-dia em frente aos muros do centro penitenciário de Logroño para exigir a libertação de Arnaldo Otegi.

Depois de um pequeno acto, durante o qual foi lida uma carta escrita por Arnaldo Otegi, a marcha convocada pela plataforma popular «Arnaldo askatu, politika askatu» dirigiu-se para um caminho situado em frente aos muros da prisão, onde, além de reivindicar os direitos dos presos políticos bascos, também se cantaram temas como «Hator, Hator» ou «Borrokalari kalera» e se lançaram vários foguetes.

Pouco antes de se dar a marcha por concluída, um dos organizadores informou os presentes pelo megafone que tinha havido uma agressão fascista. Mais tarde, soube-se que um grupo de fascistas tinha agredido um jovem de Logroño que estava a assistir ao acto, juntamente com outros vindos de Iruñea. O jovem agredido foi levado para um centro de saúde.

A presença de fascistas nas imediações fez que as pessoas que tinham ido até às portas da prisão, tanto em viaturas particulares como de autocarro, tivessem de sair para a estrada «escoltadas» pela Polícia espanhola.

Otegi, que esteve presente através da missiva lida durante o acto, referiu-se à necessidade de unir forças face a «um processo repleto de dificuldades, porque ao Estado lhe convém manter a actual situação».

«Não nascemos para resistir, mas sim para vencer» e «venceremos», afirmou.
Fonte: Gara

Notícia mais desenvolvida:
«Otegi reafirma que ao Estado "lhe convém a situação actual"», de Zuriñe ETXEBERRIA (Gara)

Arnaldo askatu! Marcha até à prisão de Logroño


Arnaldo Otegi ASKE!


Letra e música: BAD Sound System, Fermin Muguruza, Rude, Aitor Korta, Mikel Aveiro / Vídeo: Dani REV // www.muguruzafm.com