segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

«Ongi etorri» a Garazi Rodríguez em Donostia

A jovem moradora do bairro donostiarra de Gros recebeu no sábado o seu ongietorri, depois de ter saído da prisão no final do mês passado. Garazi Rodríguez, que esteve encarcerada cerca de um ano, depois de ser detida no âmbito da operação policial ordenada pelo juiz Grande-Marlaska contra jovens independentistas em Novembro de 2009, foi recebida por dezenas de pessoas. A seguir ao acto, que decorreu no bairro de Gros e no qual não faltaram dantzaris, bertsos e as intervenções políticas, houve um almoço, em que foram lembrados os presos políticos bascos e a situação que padecem.
A Ertzaintza não apareceu no local, ao contrário do que aconteceu na noite anterior na Alde Zaharra. Segundo informaram moradores da Parte Velha donostiarra, agentes desse corpo policial apareceram no bar Herria, onde se encontrava a jovem Aitziber Arrieta, juntamente com os seus familiares e amigos, horas depois de ter saído da prisão. De acordo com o relato, os ertzainas, «com o pretexto de andarem à procura de alguém, entraram no estabelecimento à força e identificaram várias pessoas».

Entretanto, em Zarautz (Gipuzkoa) foi convocada uma manifestação de apoio a dois habitantes da localidade a braços com Justiça espanhola. Aritz Labiano e Haritz Gartxotena aguardam a decisão do Supremo Tribunal sobre a sentença proferida pela Audiência Nacional espanhola, que os condenou a um ano de prisão por alegadamente terem gritado a favor da ETA. Os jovens, que foram denunciados por uma testemunha anónima, irão para a prisão caso a sentença seja confirmada. Perante esta situação, moradores e moradoras de Zarautz convocaram uma manifestação que partirá às 19h00 do próximo sábado da Praça do Município. Com ela, pretendem denunciar a sua falta de defesa, uma vez que a queixa se baseia exclusivamente na palavra de uma pessoa «que não mostrou qualquer prova que justifique a sua versão».

Por outro lado, ontem, na Bizkaia realizou-se uma marcha montanhista entre Plentzia e Armintza, na qual participaram 75 pessoas. Tratou-se de uma mobilização solidária com o deportado político Alfonso Etxegarai, bem como com o jovem independentista Xabier de la Maza, que se encontra encarcerado há mais de um ano.

Para além disso, em Errenteria (Gipuzkoa) informaram que estão a ser desencadeadas diversas mobilizações para denunciar a situação dos bascos presos em Sevilha II, que se encontram envolvidos numa dinâmica de protestos.
Fonte: Gara e Gara

Violência policial em Donibane Lohizune contra manifestantes concentrados em apoio a Aurore Martin
Fonte: apurtu.org

Na sequência da violenta carga policial ocorrida na sexta-feira em Donibane Lohizune (Lapurdi), contra um grupo de pessoas concentradas em apoio a Aurore Martin e que queriam defender os seus direitos na sessão de Câmara dessa localidade, foi detida a jovem Maite Etxeberria. Também na sequência da carga, uma mulher de 50 anos ficou ferida e teve de ser levada para o hospital. De acordo com Le Journal du Pays Basque, não há conhecimento de mais feridos ou detenções; o mesmo periódico afirma que as coisas aqueceram quando da chegada ao local da ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Michèle Ailliot-Marie, que desempenha também um cargo na Câmara Municipal de Donibane Lohizune. 
Entretanto, a Askatasuna fez saber que Maite Etxeberria saiu em liberdade anteontem de manhã. No entanto, a jovem terá de se apresentar no Tribunal de Baiona no dia 6 de Janeiro, sendo acusada da prática do crime de «agressão a um agente público». (Gara)