quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quatro dias de jejum pelos direitos dos presos políticos em Gernika

Instaladas em frente à Câmara Municipal de Gernika, dezenas de pessoas estão a fazer uma greve de fome para exigir que se respeitem os direitos dos presos bascos. Na terça-feira à tarde começaram a fazer um jejum que finalizará no sábado, embora o seu protesto não se limite à não ingestão de alimentos. Vão estar presentes todos os dias em concentrações com diversas organizações e agentes sociais e promover debates sobre a situação nas prisões com a participação de ex-prisioneiros e advogados. No sábado irá haver uma manifestação às 20h00.

Por outro lado, ontem um habitante de Leitza teve de depor ontem no Palácio da Justiça de Iruñea, acusado de «enaltecimento do terrorismo». Trata-se de José Javier Sestorain, que foi identificado nas festas da localidade navarra pela Guarda Civil quando foi retirar fotografias de presos à tenda da comissão de festas.
Para denunciar esta situação, 35 pessoas vindas de Leitza (entre as quais o autarca) concentraram-se à porta do tribunal enquanto o seu conterrâneo depunha. No dia anterior, foi aprovada uma moção na sessão plenária da Câmara Municipal de Leitza em que se denunciou mais esta nova imputação.
Fonte: Gara e apurtu.org

Duas pessoas foram ontem detidas em Gasteiz e agora existe a preocupação quanto à possibilidade de tortura e de maus tratos. As detenções ocorreram ao início da madrugada de ontem na Alde Zaharra de Gasteiz e os detidos são acusados de enviar e-mails com ameaças de morte a uma eurodeputada do PP.
Encontram-se ambos sob regime de incomunicação, segundo indicou o Movimento pró-Amnistia. Os seus advogados pediram ao juiz que tome medidas para evitar que sejam torturados, para que sejam visitados pelos seus médicos de confiança e para que o período de detenção seja gravado. Ainda não houve resposta. Para ontem à tarde estava prevista a realização de uma assembleia no gaztetxe da capital arabarra e para hoje está convocada uma manifestação, às 20h00, a partir dos Correos.
A Hala Bedi Irratia já manifestou a sua preocupação quanto à forma como possam estar a ser tratados pela Guarda Civil e exigiu a imediata libertação dos seus dois colegas.
Fonte: Gara

Em Leioa, um cidadão recebeu duas multas de 1000 euros por causa de duas mobilizações solidárias com Erika Bilbao (detida e encarcerada) que tinham sido convocadas em seu nome. Afirmam que nas duas mobilizações foram proferidas palavras de ordem ilegais. Em Bilbau, os pais de um preso também foram multados em 500 euros.

[Detenções, cadeia, períodos de incomunicação, denúncias de tortura... Tudo devias encaixar na normalidade, e de preferência no aconchego do lar, como bem se vê. Já se desejares a morte a todos os presos políticos bascos em greve de fome e o afirmares publicamente, pois feliz da vida, para casa, para o trabalho, saltando, passeando, rebolando pelas encostas verdes de tão relvadas, nada receando e p'alante!] Notícia completa: etengabe

Manifestação nacional em Bilbau: a Txantrea e Donibane também lá estarão!
Egin dezagun urratsa: Txantrea ere joango da!


No dia 11 de Dezembro comemorou-se o Dia da Txantrea. Na ocasião, as pessoas deste bairro de Iruñea assumiram o compromisso de ir à manifestação convocada para 8 de Janeiro em Bilbo. Egin dezagun urratsa. Demos um passo em frente. Gu ere joango gara!!! (Nós também iremos)

Egin dezagun urratsa: Donibane ere joango da!


Habitantes do bairro iruindarra de Donibane também assumiram o compromisso de estar em Bilbau no dia 8 de Janeiro. Gu ere joango gara!!!
Fonte: apurtu.org e apurtu.org