quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

David Soto, Aritz Ganboa e Itsaso Torregrosa, em liberdade

Os iruindarras David Soto e Aritz Ganboa, dos bairros da Txantrea e de Donibane, respectivamente, são duas das pessoas detidas na operação contra a organização internacionalista basca ASKAPENA e vão sair agora em liberdade, depois cada qual pagar uma fiança de 60 000 euros.

A jovem burlatarra Itsaso Torregrosa, por seu lado, sairá em liberdade depois de pagar uma fiança de 30 000 euros. Foi detida em Burlata pela Polícia Nacional espanhola em Novembro do ano passado, no âmbito da macro-operação policial contra a juventude independentista e, tal como os outros jovens então detidos, denunciou ter sido torturada durante o período em que permaneceu incomunicável. Desde então, esteve encarcerada em Soto del Real.
Fonte: nabarreria.com, nabarreria.com e apurtu.org

Itsaso Torregrosa já está em casa! Chegou a Burlata por volta das duas das manhã, onde dezenas de pessoas a aguardavam para lhe dar as boas-vindas. (apurtu.org)

Por outro lado a ASKAPENA emitiu uma nota em que se congratula com a libertação de Haritz e Dabid, partilha a sua alegria com os seus familiares, amigos, pais, filhos, com todas as pessoas que lhes querem bem, e diz ter a certeza de que em Nabaskoize e Arruazu (de onde são naturais) lhes será prestado o caloroso ongi-etorri que merecem.
A organização internacionalista basca lembra, contudo, que Unai, Gabi e Walter continuam ainda encarcerados, prisioneiros do Estado espanhol. «São as vítimas mais cruéis do ataque contra a Askapena e a Solidariedade internacionalista».
VER nota na íntegra em kaosenlared.net

Ongi etorri! Unai, Gabi eta Walter askatu! Euskal presoak etxera!