segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A solidariedade chega às prisões de Martutene e Basauri


Centenas de pessoas responderam ontem ao apelo do Movimento pró-Amnistia participando nas marchas até às prisões de Martutene e Basauri, onde fizeram chegar a sua solidariedade e carinho aos presos políticos bascos ali encarcerados.
Com ikurriñas e bandeirolas em que se lê «euskal presoak etxera» (os presos bascos para casa), a marcha até Martutene partiu em duas colunas de Egia e da rotunda de Astigarraga, tendo-se ambas juntado no exterior do centro penitenciário pouco depois do meio-dia.
«Herriak ez du barkatuko» (o povo não perdoará), «presoak etxera» (os presos para casa), «independentzia» (independência) e «amnistiarik gabe, bakerik ez» (sem amnistia não há paz) foram algumas das palavras de ordem que se fizeram ouvir aproximadamente durante três quartos de hora. Alguns presos apareceram às janelas da prisão com bandeirolas a favor do repatriamento e agradeceram aos participantes o apoio recebido.
Fonte: Gara

Martuteneko espetxera martxa


Pela liberdade de Foruria, em Markina
Os habitantes de Markina (Bizkaia) afirmaram ontem que querem o preso político Jose Ramon Foruria «vivo» e «livre». Depois de 21 anos fora, em 2003 Foruria foi entregue pela Venezuela ao Estado espanhol e encarcerado. No ano seguinte, foi-lhe detectado um cancro, tendo sido operado e iniciado tratamentos de quimioterapia. Em Novembro deste ano, a doença manifestou-se novamente, encontrando-se na prisão de Basauri à espera de ser operado.
Permanecendo na prisão, «a sua saúde não está garantida, nem a sua vida», afirmaram ontem no acto de Markina. Por isso, pediram aos governantes dos estados espanhol e francês que acabem de imediato com «a política de vingança e chantagem» contra os presos.
«Precisamos de trazer o Foruria para casa. Com o trabalho de todos havemos de conseguir; demos uma resposta adequada ao que situação exige».
Fonte: Gara

Dois jovens de Sopela, multados em 500 euros por denunciarem assassinato de Jon Anza
No dia 20 de Setembro, durante uma concentração em frente à Câmara Municipal da localidade biscainha para denunciar o assassinato de Jon Anza, foram identificadas as pessoas que seguravam a faixa, com o pretexto de que não existia autorização para a concentração.
Mais de três meses depois de terem sido identificados, os dois jovens são agora obrigados a pagar uma multa de 500 euros.
Notícia completa: etengabe

Ongi etorri: o ex-preso político basco Aritz Ganboa foi recebido em Arruazu
Este membro da ASKAPENA recuperou a liberdade depois de passar três meses na prisão e de pagar um fiança no valor de 60 000 euros.
Fonte: apurtu.org / Fotos: Ongi etorri, Aritz!

Dos cinco membros da ASKAPENA que foram presos e posteriormente encarcerados na operação contra a organização internacionalista basca, ainda se encontram presos Walter Wendelin, Gabi Basañez e Unai Vázquez.

ESCREVE-LHES!

Walter Wendelin: Establecimiento Penitenciario Madrid VII, Carretera M 241, Km 5, 750, 28595 Estremera (Madrid)

Gabi Basañez: Centro Penitenciario Madrid II - Meco, Carretera Meco (M-121), 5, 28805 Alcalá de Henares (Madrid)

Unai Vázquez: Centro Penitenciario Madrid VI, Crtra. Nacional 400, km 28, 28300 Aranjuez (Madrid)