segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Etxerat pediu aos cidadãos que venham para a rua no dia 31 «iluminar o caminho de volta a casa» dos presos e refugiados políticos


A Etxerat fez um apelo muito especial à participação com velas e candeeiros nas mobilizações da última sexta-feira do ano. «Com velas na mão iluminemos as ruas de Euskal Herria no próximo dia 31 de Dezembro. Porque os queremos em casa».

A Etxerat quer transformar o candeeiro, símbolo dos familiares e amigos dos presos políticos bascos, em «ícone deste povo» e que cada vela «se torne um compromisso», e, por isso, pediu que, entre todos, se ilumine «o caminho que trará os presos e exilados políticos para casa».

Numa conferência de imprensa que decorreu em Iruñea, salientaram que a política penitenciária, «que se baseia na repressão e na utilização política, deve mudar 180 graus, e somos nós que temos de o fazer: dar mais força à nossa reivindicação e reclamar a defesa dos seus direitos para que sejam repatriados de uma vez por todas», destacam no texto lido em euskara e castelhano por Garazi Barandalla e Jose Ignacio López de Luzuriaga, respectivamente.

A Etxerat precisa que manter «o sofrimento dos nossos familiares significa manter este povo no turbilhão de um conflito com consequências muito graves», pelo que urge acabar com a dispersão e o isolamento. «É urgente que os presos e presas políticas com doenças graves e incuráveis e aqueles que foram condenados a longas penas vejam essas medidas serem desactivadas».

Apela, por isso, à participação nas mobilizações do último dia do ano, uma data para marcar o final da política aplicada aos prisioneiros políticos. «Esperamos que 2010 seja o último ano em que temos de denunciar a dispersão e as situações de extrema gravidade por que passam os presos políticos bascos e também os seus familiares».
Fonte: Gara

Texto lido por Jose Ignacio López de Luzuriaga, membro da Etxerat (etxerat.info)

«Familiares de Mikel Almandoz e Jon González sofrem um acidente a caminho da prisão» (Gara)