terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lettre à Aurore Martin / Carta a Aurore Martin

Bravo,

Aurore, pour ton acte de résistance et ta magnifique lettre, concise et tellement vraie. Tu es une sacrée femme, courageuse et digne, tu viens de nous donner une sacrée leçon. Ce soir, nous aimerions toutes être des Aurore Martin !
-
Sans aucune prétention de ma part, et parce que je le ressens viscéralement, tu viens de rentrer dans l'Histoire de notre peuple par la grande porte ; je suis de tout mon coeur avec toi et je ne crois pas être la seule. Mila muxu.

24/12/2010

M.-J.. Basurco / Autora

Entretanto, o apoio a Aurore não cessa
As mobilizações e acções de apoio a Aurore Martin e contra o mandado europeu não param. Recentemente, um grupo de eurodeputados subscreveu uma carta aberta de apoio à militante do Batasuna, na qual abordam o mandado europeu emitido contra ela, considerando-o uma medida «desproporcionada».

Por seu lado, o Comité pour la défense des droits de l'homme en Pays Basque (CDDHPB) enviou carta ao primeiro-ministro francês, em que expressa o seu «repúdio pela decisão de extraditar a cidadã francesa através da aplicação de um mandado europeu emitido por Espanha com base, unicamente, num delito de opinião cometido no seu território».
O presidente do CDDHPB, Michel Berger, refere na missiva que, caso fosse extraditada, «Martin poderia ser condenada a doze anos de prisão num país em que é notório que se continua a praticar a tortura, como é regularmente denunciado por organizações dignas de crédito. Grande presente de Natal!».

O colectivo «Les Amis de Karl Marx», que também saudou a coragem política da militante abertzale e lhe manifestou todo o seu apoio e solidariedade, exigiu que o mandado europeu, que encara como um instrumento da política repressiva dos estados e um verdadeiro «procedimento de excepção que viola os direitos fundamentais», não seja aplicado «nem a Aurore Martin nem a nenhuma outra pessoa».

Para mais informações sobre a actual dinâmica de mobilizações, consultar: http://auroremartin.over-blog.com/

Fonte: Gara