sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A Delegação do Governo espanhol proibiu a concentração de apoio à Ateak Ireki

A Delegação do Governo espanhol em Nafarroa proibiu a concentração convocada para amanhã, às 19h00, na Udaletxe Plaza de Iruñea contra o encerramento da Ateak Ireki. Apesar da proibição, os organizadores pedem às pessoas que, às 19h00, se concentrem na praça, de forma pacífica, em defesa da liberdade de expressão.

Os organizadores afirmam que cumpriram todas as formalidades necessárias à convocação da mobilização e que a comunicaram com dez dias de antecedência; contudo, um problema técnico no fax da Delegação do Governo espanhol não permitiu que a comunicação chegasse ao seu destino.

Então, os responsáveis da Ateak Ireki puseram-se em contacto com a instituição dirigida por Carmen Alba por forma a encontrar uma solução, mas a Delegação do Governo não quis entrar em diálogo e proibiu a realização da mobilização.

Para os membros da Ateak Ireki, esta atitude constitui um novo ataque à liberdade de expressão, na linha do que levou ao encerramento da página. Afirmam que «não só põem uma mordaça às vozes dissidentes, como impedem que se proteste por isso»; e defendem que a Delegação espanhola devia fazer um esforço, «sobretudo tendo em conta que o erro foi seu».

Pedem às pessoas que, apesar da proibição, se concentrem na Praça do Município, de forma pacífica, em defesa da liberdade de expressão e contra o encerramento da Ateak Ireki.

Revelam ainda que receberam apoio de dezenas de jornalistas e meios de comunicação, bem como de partidos políticos e de sindicatos. / Ver lista de apoios: ateakireki_aurrera