sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ateak Ireki: «É inadmissível que um auto de 3 páginas da AN possa encerrar um meio de comunicação»

Numa conferência de imprensa que hoje teve lugar em Iruñea, membros da Ateak Ireki, acompanhados por agentes políticos, sociais, sindicais e outros cidadãos, denunciaram a ordem de encerramento do meio de comunicação, que qualificaram como «um novo ataque à liberdade de expressão e informação». Para os responsáveis da Ateak Ireki, «é inadmissível que um auto de três páginas da AN possa fechar um meio de comunicação».

Consideram que o tribunal de excepção «espezinha» os seus direitos e afirmam que, embora a decisão judicial seja passível de recurso, «já estão a sofrer as consequências», pois a maioria das empresas de telefonia impede o acesso à página.

Consideram que a sua situação é de «completa falta de defesa». No auto que lhes foi enviado não se acusa a Ateak Ireki de nada em concreto, nem se apresentam provas ou argumentos que sustentem a tese de que é parte do Herrira. Por isso, os responsáveis da Ateak Ireki perguntam «em que país democrático é que se pode encerrar um meio de comunicação» sem se apresentar argumentação ou provas que o justifique.

Para a Ateak Ireki, isto mostra como o Estado espanhol e o Governo do PP «continuam a recorrer à repressão para fazer frente ao novo panorama político existente em Euskal Herria». Para além de não dar passos a favor da resolução do conflito, com o encerramento da Ateak Ireki o Governo dos populares «mostra que é capaz de tudo para eliminar as vozes dissidentes e incómodas nestes tempos tão agitados a nível socioeconómico. Não querem que se oiça a voz daqueles que vêm para a rua».

Os membros da Ateak Ireki anunciaram que, para lá das acções judiciais que vierem a interpor contra o encerramento, vão procurar organizar a resposta «mais ampla possível contra este novo ataque à liberdade de expressão». Para tal, nos próximos dias vão procurador apoio para um manifesto «curto e contundente». Anunciaram ainda a realização de uma concentração no dia 23, às 19h00, na Udaletxe Plaza de Iruñea.

Por outro lado, consideram importante que o movimento popular e combativo de Nafarroa tenha formas e canais para divulgar a sua voz na Internet, e afirmaram esperar que toda a solidariedade recebida nos últimos dias seja canalizada para a criação de novos projectos comunicativos e que, «com o esforço de todas e todos», se consiga alcançar esse objectivo nas próximas semanas.

Por último, agradeceram a todas as pessoas e organizações que lhes manifestaram o seu apoio e solidariedade. «A nossa única arma para continuar a trabalhar será o exercício da liberdade de expressão», concluíram.

Conferência de imprensa da Ateak Ireki (cas / eus; excertos) Ver: ateakireki.com / Conferência de imprensa na íntegra (eus / cas) (Info7 Irratia)