domingo, 24 de novembro de 2013

No 4.º aniversário da operação policial contra a juventude independentista, 40 jovens outra vez a caminho de Madrid

Passaram quatro anos desde que a Polícia Nacional espanhola e a Guarda Civil entraram de forma violenta nas casas de 40 jovens bascos. 650 polícias participaram numa operação em que foram efectuadas 92 buscas e em que 34 jovens foram detidos por alegada pertença à Segi - 30 dos quais viriam a afirmar ter sido torturados enquanto permaneceram incomunicáveis nas mãos das forças policiais. Os outros seis conseguiram fugir, para evitar ser submetidos a maus-tratos; seriam posteriormente detidos no Norte do País (Ipar Euskal Herria) ou em Roma (Itália).

Passaram quatro anos e hoje os 40 jovens estão novamente a caminho de Madrid. Desta vez, para que a sua actividade política seja julgada na Audiência Nacional espanhola.

Para irem todos juntos de Euskal Herria até Madrid, os jovens arguidos partiram das suas localidades, formando caravanas de automóveis, com destino a Gasteiz. Já na capital alavesa, reuniram-se todos e fizeram uma marcha até à Delegação do Governo espanhol, onde exigiram que se acabe com os julgamentos políticos e solicitaram a «reinserção social» de Carlos Urquijo e Carmen Alba (os delegados do Governo espanhol na CAB e em Nafarroa, respectivamente). / Ver: topatu.info  

Detenções em Gasteiz (acção no 4.º aniversário da operação policial) Detenções em Zumaia (acção no 4.º aniversário da operação policial) Euskal gazteria aurrera!