segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Asier Arzalluz abandona a greve de fome em Sevilha por problemas de saúde

Os presos políticos bascos na cadeia de Sevilha II estão em luta há 29 dias - em greve de fome ou encerrados nas celas. Numa nota emitida pela Etxerat, ficou-se a saber que o donostiarra Asier Arzalluz teve de abandonar o jejum por problemas de saúde. «A situação é cada vez mais extrema e a saúde dos que estão em greve de fome desde 28 de Outubro ressente-se», afirma a Etxerat.

Antes de Asier Arzalluz, também Garikoitz Etxeberria e Urtzi Paul tinham abandonado a greve de fome por questões de saúde. Mantêm-se todos em luta, encerrados nas celas, juntamente com Javi Agirre e Iñaki Arakama, que, por diversas razões, não puderam fazer greve de fome. Dois dos presos que a iniciaram, Manu Gonzalez e Koldo Aparicio, foram entretanto libertados.

Continuam o jejum Iker Agirre, Gurutz Agirresarobe, Juan Mari Etxebarri, Txus Goikoetxea, Juan Lorenzo Lasa e Roberto Lebrero. «Perderam cerca de 15 quilos e estão bastante fracos» fisicamente, diz-se na nota. / Ver: etxerat.info (eus / cas)

MANIFESTAÇÃO DE 11 DE JANEIRO: «TANTAZ TANTA» APRESENTA PORTAL A iniciativa «Tantaz Tanta» apresentou a sua página de Internet, para começar a juntar todas as gotas que se hão-de transformar num mar pela defesa dos direitos dos presos políticos bascos, a 11 de Janeiro, em Bilbo. / Ver: tantaztanta.info / Ver também: naiz.info e topatu.info