segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TGV: activistas do Mugitu! são postos em liberdade, acusados de resistência e desobediência grave

Para amanhã, estão convocadas mobilizações em diversos locais de Euskal Herria e do Estado espanhol. No sábado, 16, a capital navarra será palco de uma grande manifestação de apoio aos tartalaris que vão ser julgados na AN espanhola por terem atirado tartes a Yolanda Barcina.

Os dois membros do Mugitu! Mugimendua (movimento de desobediência anti-TGV) detidos no sábado foram libertados ontem por volta das 12h30, depois de terem sido presentes a um juiz. Recusaram-se a depor e foram acusados do crime de resistência e desobediência grave a agentes da autoridade.

Ambos foram detidos depois de se terem acorrentado aos mastros das bandeiras de Espanha e da União Europeia no Palácio da Deputação de Nafarroa, numa acção de protesto contra o TGV e em solidariedade com as pessoas incriminadas pela referida acção de «entartamento», que serão julgadas a 18 de Novembro e para quem são pedidas penas entre os 5 e os 9 anos de cadeia.

Numa nota, o Mugitu! criticou as condições em que os activistas estiveram detidos: «passaram a noite de sábado nas instalações da Polícia Foral, onde, como é habitual, a luz não se apaga e os detidos têm de dormir no chão de cimento».

Mais mobilizações em EH e no estrangeiro
Amanhã, 12, terá lugar uma jornada descentralizada de acções e concentrações em solidariedade com os tartalaris anti-TGV e para denunciar o julgamento que vão enfrentar no tribunal especial espanhol. Em Euskal Herria, haverá acções em localidades como Donostia, Gasteiz, Bilbo, Basauri, Irun, Lezo-Orereta, Bergara, Azpeitia, Arruazu e Donapaleu.

Fora de Euskal Herria, estão previstas iniciativas de protesto em vários pontos do Estado espanhol (como Saragoça, Mérida, Astúrias e Santander), em Itália, onde o movimento NO TAV do Val Susa organizou encontros informativos, e na Alemanha, onde o movimento Stuttgart 21 irá denunciar o julgamento dos tartalaris.

A culminar todas as acções de protesto contra o julgamento levadas a cabo nas últimas semanas, no próximo sábado haverá uma manifestação em Iruñea (17h00, Parque Antoniutti) para exigir a paralisação das obras de construção do TGV e apoiar os tartalaris.

Acção do Mugitu no sábado: Não ao TGV! Força, tartalaris! Ver iniciativas agendadas em ateakireki.com