sábado, 9 de novembro de 2013

Apresentada em Gernika a iniciativa «Tantaz Tanta» em defesa dos direitos dos presos políticos

O Centro Cultural Astra, em Gernika (Bizkaia), foi hoje palco da apresentação da iniciativa de defesa dos direitos dos presos políticos bascos «Tantaz tanta» [gota a gota], que se há-de transformar num enorme mar nas ruas de Bilbo a 11 de Janeiro. Cerca de 200 pessoas participaram numa sessão de trabalho, a que se seguiu o acto público propriamente dito.

Nele, falaram alguns dos promotores da iniciativa, que deram a conhecer o lema da mobilização - «Giza eskubideak, irtenbidea, bakea. Euskal presoak Euskal Herrira» [Direitos humanos, solução, paz. Os presos bascos para o País Basco] - e apresentaram algumas das principais reivindicações que lhe estão subjacentes: o fim da política de dispersão, a libertação dos presos com doenças graves e o cumprimento da sentença de Estrasburgo sobre a doutrina 197/2006.

Afirmaram ainda que, para sarar as feridas geradas pelo conflito, é necessário respeitar os direitos de todos e, nesse sentido, pediram o fim das medidas de excepção que são aplicadas aos presos e refugiados bascos.
  Ver: naiz.info e ateakireki.com  

JEJUM SOLIDÁRIO DE 48 HORAS COM OS PRESOS DE SEVILHA NO BAIRRO DE URIBARRI (BILBO)
Na cadeia de Sevilha II, onze presos políticos bascos – Iker Agirre, Gurutz Agirresarobe, Koldo Aparicio, Asier Arzalluz, Juan Mari Etxebarri, Garikoitz Etxeberria, Jesus Goikoetxea, Manuel Gonzalez, Juan Lorenzo Lasa Mitxelena, Roberto Lebrero e Urtzi Paul – iniciaram uma greve de fome a 28 de Outubro em protesto contra as condições de vida no estabelecimento.

Então, habitantes do bairro bilbaíno de Uribarri decidiram organizar um jejum de 48 horas em solidariedade com eles. Um dos presos em greve de fome por tempo indeterminado - Iker Agirre - é do bairro. (naiz.info)