segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Incidentes no txupinazo de 2010: jovens negam acusações

Treze pessoas começaram hoje a ser julgadas na Audiência Provincial de Nafarroa, na sequência dos incidentes ocorridos no txupinazo das festas de San Fermin de 2010. Para evitar que a ikurriña pudesse ser mostrada na Udaletxe plaza, a Polícia Municipal carregou com enorme brutalidade sobre os presentes, provocando incidentes.

O magistrado do Ministério Público pediu que os treze jovens que hoje começaram a ser julgados fossem condenados a penas que vão dos 15 meses aos três anos de prisão; o advogado de defesa pediu a sua absolvição. Os jovens negaram todas as acusações que lhes são imputadas. Nenhum polícia ou responsável pela acção policial é arguido neste processo.

Carga policial no San Fermin de 2010 [Ateak Ireki] De acordo com o Ministério Público espanhol, uma garrafa lançada durante os incidentes atingiu um jovem na cabeça, ferindo-o com gravidade. Por isso, o magistrado da acusação pediu três anos de prisão para um dos arguidos - que negou ter atirado a garrafa; pediu mais 15 meses de prisão para todos os arguidos por «atentado à autoridade»; e mais um ano de cadeia, também para todos, por «desordens públicas».
Todos negaram as acusações, afirmando não ter nada a ver com os incidentes. O advogado de defesa pediu a absolvição dos jovens.

O julgamento será retomado na quarta-feira e deve prolongar-se até dia 25. / Ver: Berria e agências  

Declarações de Amaia Kowasch (Iruñea Askatasunez) Antes do início do julgamento. / Fonte: iruñeaaskatasunez.org