terça-feira, 19 de novembro de 2013

Absolvidos pela AN, Lander Fernández e Aingeru Cardaño foram libertados

A Audiência Nacional de Madrid absolveu os bilbaínos Lander Fernández e Aingeru Cardaño, acusados de incendiar um autocarro. Já se encontram ambos em liberdade.

Acusados de terem incendiado um autocarro em Bilbo, em 2002, Lander Fernández e Aingeru Cardaño, habitantes do bairro bilbaíno de Santutxu, foram julgados na segunda-feira no tribunal especial espanhol, e ambos foram absolvidos. O Ministério Público pedia três anos de cadeia para cada um.

Lander foi detido pela Polícia italiana, em Roma, em Junho do ano passado, na sequência de um mandado europeu emitido contra ele pela AN espanhola. Inicialmente, foi encarcerado; depois, passou a regime de prisão domiciliária. Foi extraditado em Junho deste ano.

Cardaño foi detido em Julho de 2007, em Donibane Garazi (Nafarroa Berehea - território basco sob administração francesa). Em Janeiro deste ano foi colocado à disposição das autoridades espanholas. / Fonte: naiz.info via askapena.org

Ontem houve festa em Itália, pois ali se desenvolveu uma intensa campanha pela libertação de Lander e de denúncia da política de repressão levada a cabo pelo Estado espanhol. / Ver: «Lander e Aingeru sono de nuovo liberi» (Un caso basco a Roma)