domingo, 17 de novembro de 2013

Nos 20 anos do Boltxe, celebrou-se em Otxarkoaga o Lenin Eguna

Celebrou-se ontem no bairro populoso e operário de Otxarkoaga, em Bilbo, o Lenin Eguna [Dia de Lénine], que, de acordo com os organizadores, não foi apenas mais uma edição, e isso por várias razões.

Por um lado, em 2013 o Boltxe cumpre 20 anos de existência como colectivo, vinte anos em que defendeu «sem descanso a necessidade de uma Euskal Herria independente, feminista, socialista e euskaldun, no caminho da construção do comunismo».

Por outro lado, a Pa Ya Konpartsa, que voltou a organizar esta jornada com o Boltxe, reinaugurou a estátua de Marx e Lénine, limpando-a e «deixando-a como nova».

Para além disso, esta edição ficou também marcada pela proposta de debate sobre a obra Que Fazer?, de Lénine, em que a questão em título foi aplicada à Euskal Herria dos nossos dias, a do século XXI e com as suas características próprias.

A sessão de debate contou com muito público, que pôde ouvir a exposição apresentada pelo Boltxe e, depois, as numerosas intervenções que se seguiram, algumas das quais de elevado conteúdo político.

Seguiu-se a «reinauguração» da estátua e a oferenda floral, a cargo de Josetxo (Boltxe) e de Carlos (Pa Ya), ambos ex-presos. Nas suas breves intervenções, defenderam a necessidade de um futuro socialista para Euskal Herria. O acto terminou com os presentes a cantarem o «Eusko Gudariak» e «A Internacional».

Entretanto, chegou a hora do almoço popular. Como era o 20.º aniversário do Boltxe, ainda houve tempo para um concerto do cantautor salvadorenho Txanba Payés.

Lenin Eguna 2013 em Otxarkoaga, Bilbo (excertos) Ver: boltxe.info