sábado, 30 de maio de 2015

150 pessoas na marcha de montanha contra o TGV em Atxondo

Cerca de 150 pessoas participaram numa marcha de montanha em Atxondo (Bizkaia), sob o lema «AHT gelditu orain!» [parem o TGV agora]. Ao longo do percurso, os montanhistas tiveram oportunidade de ouvir as explicações dos anfitriões sobre as consequências do projecto para aquela região e de ver painéis informativos sobre o chamado «Y basco».

Os montanhistas foram até ao local para onde está projectada a construção de uma ponte com 1,7 km de comprimento e 87 metros de altura - que divide Atxondo ao meio -, e seguiram para o bairro de Artia, no limite municipal com Abadiño. Ali, puderam ver as obras da auto-estrada Gerediaga-Elorrio, executadas pela Deputação da Bizkaia e que, para além de «provocarem grandes transtornos no município, foram alvo de numerosas denúncias relacionadas com irregularidades várias».

Os activistas seguiram depois até ao limite municipal com Elorrio e regressaram à Praça de Apatamonasterio, de onde tinham partido, animando as ruas e os bares, acompanhados por trikitilaris, antes do almoço popular. A jornada reivindicativa terminou com um acto em que se pediu que o dinheiro canalizado para este projecto «seja destinado a despesas sociais», se exigiu a paralisação das obras e se apelou à participação na manifestação de 13 de Junho em Donostia. / Ver: aht gelditu