segunda-feira, 25 de maio de 2015

PNV vence em Araba, Bizkaia e Gipuzkoa e a mudança é possível em Nafarroa

O PNV venceu as eleições forais no País Basco Sul. Para além de manterem a hegemonia na Bizkaia, os jeltzales ganharam as eleições forais em Gipuzkoa e Araba, onde elegeram mais um deputado que EH Bildu e PP, respectivamente. O EH Bildu é a segunda força, com uma considerável perda de votos. O Podemos surge como terceira força mais votada. PP e PSOE perdem, juntos, cerca de 100 mil votos relativamente às últimas eleições.
Ao PNV, primeira força nas eleições forais de ontem no conjunto de Hego Euskal Herria, segue-se o EH Bildu como segunda força no Sul do país, com cerca de 20% dos votos. Perdeu a sua praça-forte, Gipuzkoa; mantém-se como segunda força na Bizkaia e como terceira em Araba e Nafarroa.

O Podemos surge no mapa político basco como terceira força (13,7%), seguido de perto pelo PSOE (13%). O partido liderado por Idoia Mendia na CAB e María Chivite em Nafarroa perdeu mais de 41 mil votos.

O PP obteve 8% da votação e perdeu mais de 50 mil votos no País Basco Sul. Por seu lado, a UPN obteve menos 20 mil votos que há quatro anos (6%). O Geroa Bai, liderado por Uxue Barkos, obteve 53 mil votos (3,7%).

O Ciudadanos alcançou 2% da votação, a mesma percentagem que a coligação Irabazi. A UPyD perdeu 3500 votos em relação às últimas eleições forais e deixou de ter representação.

Mudança possível em Nafarroa
Para que as chamadas «forças da mudança» em Nafarroa vencessem as eleições, tinham de eleger 26 deputados, e isso foi alcançado: Geroa Bai (9 deputados), EH Bildu (8), Podemos (7) e Izquierda-Ezkerra (2). Agora, é preciso que se entendam e que a concretizem. A UPN foi a força mais votada, tendo eleito 15 deputados; o PSOE elegeu sete e o PP dois.

Eleições municipais
Também aqui, o PNV foi o partido que mais apoio teve no País Basco Sul (360 mil votos). O EH Bildu foi a segunda força (308 mil), seguido do PSE (201 mil) e do PP (113 mil). Entre os partidos mais votados, a UPN alcançou 79 mil votos, a Irabazi 49 mil, o Geroa Bai 29 mil e a Izquierda-Ezkerra perto de 15 mil.

Em Gipuzkoa, onde o EH Bildu continua a governar em muitos municípios, é assinalável a perda de Donostia, Arrasate, Tolosa, Zarautz, Bergara, Beasain, Ordizia, entre outros. Por outro lado, a coligação abertzale obteve bons resultados em Nafarroa, tendo vencido em Tafalla e Antsoain, por exemplo. Além disso, a mudança de governação, por via de uma coligação, é uma possibilidade na capital navarra. / Ver: naiz, Berria, Berria, argia, argia

Mapas e resultados:
Eleições Municipais e Forais no País Basco Sul 2015 (naiz / Berria)

Na Galiza:
«Eleiçons municipais na Galiza: Êxito eleitoral das candidaturas "cidadanistas"» (Diário Liberdade)

Na Catalunha: 
«CUP multiplica por quatro representaçom e por três os votos nas municipais nos Países Catalans» (Diário Liberdade)

Em Castela:
«Algunas reflexiones provisionales sobre el resultado de las elecciones en Castilla», de Izquierda Castellana (lahaine.org)