quinta-feira, 7 de maio de 2015

Seis anos de cadeia para sete dos 28 jovens independentistas julgados no Outono

O tribunal de excepção espanhol condenou a seis anos de prisão sete dos 28 jovens independentistas bascos julgados entre Setembro e Dezembro do ano passado, acusando-os de «integração em grupo armado». Os condenados são Ibon Esteban, Xabat Moran, Aiala Zaldibar, Bergoi Madernaz, Igarki Robles, Marina Sagastizabal e Ainhoa Villaverde. Quatro deles foram detidos mesmo antes de conhecerem a sentença.

O santutxuarra Xabat Moran e a gasteiztarra Marina Sagastizabal foram detidos na capital biscainha. Em Gasteiz, foram presos Ainhoa Villaverde e Bergoi Madernaz. A Polícia autonómica foi a casa de Aiala Zaldibar, mas não a encontrou. O Iruñerriko Harresia fez saber que um grupo de pessoas se juntou no bar Ipar Gorri, no bairro pamplonês de Arrotxapea, para organizar um muro popular em defesa de Ibon Esteban.

Julgados no Outono passado
Os condenados fazem parte de um grupo de 28 jovens independentistas que foram julgados na AN espanhola entre Setembro e Novembro últimos pela sua actividade política, sendo acusados de pertencer à Segi. O julgamento baseou-se exclusivamente nas teses policiais e nos depoimentos obtidos enquanto os jovens estiveram incomunicáveis, sendo que muitos deles afirmaram ter sido torturados.

O Ministério Público retirou a acusação contra 12 dos acusados. Hoje, mais nove ficaram a saber que foram absolvidos: Xabier Arina, Ander Maeztu, Garazi Autor, Oihana López, Imanol Salinas, Eneko Villegas, Julen Zuaznabar, Rubén Villa e Xabier Bidaurre.

Mobilizações
A resposta popular às condenações foi imediata . Habitantes do bairro bilbaíno de Santutxu, de onde é Xabat Moran, realizaram uma manifestação. Na Arrotxapea, de onde é natural Ibon Esteban, realizou-se uma concentração frente ao bar Ipar Gorri, a que se seguiu uma assembleia informativa. Em Gasteiz, de onde são cinco dos sete condenados, também houve uma concentração.

Para hoje e para amanhã estão agendadas mais mobilizações. Hoje, numa conferência de imprensa em Gasteiz, os 21 jovens absolvidos neste processo convocaram mobilizações de protesto contra as condenações, a nível nacional, para o fim-de-semana de 16 e 17 de Maio. / Ver: naiz / Ver também: topatu.info e Berria