segunda-feira, 25 de maio de 2015

Uma jornalista, Periko Solabarria e 7 membros da Ernai julgados por «enaltecimento»

Sete militantes da Ernai, o militante da esquerda abertzale Periko Solabarria e a jornalista do topatu.info Iraitz Salegi serão julgados esta quinta-feira, 28, no tribunal de excepção espanhol, em Madrid, acusados de «enaltecimento do terrorismo». Ministério Público e acusação particular pedem, para cada um, penas entre os 18 e os 24 meses de prisão.

No portal topatu.info, considera-se absurda «a limitação à liberdade de expressão de militantes da organização juvenil Ernai por denunciarem a política prisional espanhola e francesa», e afirma-se que «mais difícil de entender ainda é a incriminação da jornalista Iraitz Salegi por informar». Considerando que, com este processo, se pretende criar dificuldades ao modo como Ernai e Topatu, cada qual à sua maneira, «dão o seu contributo para a juventude basca», todos os arguidos - Irati Sienra, Gotzon Elizburu, Maialen Etxebarria, Mikel Button, Aitor Anda, Garazi Mugertza, Mikel Moreno, Iraitz Salegi e Periko Solabarria - irão defender estes projectos na presença da juíza Angela Murillo.

Nos últimos meses, não tem faltado apoio a nenhum deles, sobretudo nas terras onde vivem. Para denunciar o caso de Iraitz Salegi e denunciar a lei da mordaça, que entra em vigor em Julho, lançou-se a dinâmica «Kazetaritza ez da delitua» [o jornalismo não é crime], no âmbito da qual 468 professores de Jornalismo, fotógrafos e jornalistas subscreveram um manifesto de apoio. Para esta semana foram convocadas várias mobilizações de protesto em Euskal Herria. / Ver: topatu.info