domingo, 31 de maio de 2015

Milhares em Bilbo na Ibilaldia, a festa das ikastolas biscainhas

Milhares de pessoas juntaram-se, hoje, em Bilbo para participar na Ibilaldia, a festa das ikastolas biscainhas. A edição deste ano é organizada pela ikastola de formação profissional Harrobia, sob o lema «Harro ibili» (anda orgulhoso). O dinheiro que se juntar será destinado a novos serviços e à construção de um novo edifício.

A Harrobia fica bem no coração de Bilbo, no bairro de San Frantzisko, mas o percurso de sete quilómetros da Ibilaldia abrange os bairros próximos de Miribilla e San Adrian, bem como o Areatza e a zona do Museu Guggenheim, onde, para além de espaços e actividades para crianças, o ambiente de festa foi animado pelas bandas D-Pintxos, Urtz, Itziarren Semeak, Altxatu, Enkore, Zea Mays e Oxabi.

Na sessão de abertura, o presidente da ikastola, Juan Carlos Gomez, destacou a importância da língua basca na formação profissional, pois só assim é possível promover o euskara no mundo laboral. Por seu lado, o presidente da Associação de Ikastolas, Koldo Tellitu, pediu às várias partes envolvidas na Educação (Governo de Lakua, partidos políticos, agentes educativos) que comecem a criar nova legislação para fazer frente à Lomce. / Ver: naiz e Berria