sexta-feira, 29 de maio de 2015

Ministério Público pede duras penas para 5 militantes da esquerda abertzale

O MP pede oito anos de prisão para cinco militantes navarros da esquerda abertzale acusados de pertencer ao Ekin, no âmbito do processo 4/2014. Trata-se de Gorka Zabala, Iker Moreno, Iñigo Gonzalez, Jon Patxi Arratibel e Gorka Mayo.

Estes cinco militantes foram detidos no dia 18 de Janeiro de 2011, estiveram incomunicáveis e acabaram por ir parar à prisão. Todos eles, com excepção de Gorka Mayo, afirmaram ter sido torturados durante a detenção. Recentemente, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decretou uma sentença condenando o Reino de Espanha por não investigar devidamente a queixa apresentada por Jon Patxi Arratibel, habitante de Etxarri Aranatz.

Existe também um relatório anterior, relativo à visita efectuada ao Estado espanhol pelo Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT), no qual é atribuída credibilidade aos maus-tratos que estas pessoas receberam nos calabouços da Guarda Civil. Nos próximos dias, os visados farão uma leitura política da sua situação jurídica.

Sétima condenação a Espanha por não investigar torturas
Entrevista a Jon Patxi Arratibel (Etxarri Aranatz, Nafarroa)Patxi afirmou ter sido torturado pela Guarda Civil enquanto se encontrava incomunicável, em 2011. Apresentou uma queixa que, depois de percorrer as várias instâncias da justiça espanhola, seguiu para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Espanha foi condenada por não investigar devidamente a sua denúncia de torturas. / Ver: ahotsa.info