quarta-feira, 27 de maio de 2015

EH Bildu solicita presença da jovem presa Ainhoa Villaverde numa comissão parlamentar

A gasteiztarra, acusada de pertencer à Segi, foi condenada a seis anos de prisão pela AN espanhola e encontra-se na cadeia de Zaballa (Araba). A coligação abertzale também quer que Eneko Villegas, um dos jovens absolvidos no processo 01/12, fale no Parlamento.

Villaverde foi condenada juntamente com Aiala Zaldibar, Ibon Esteban, Igarki Robles, Xabat Moran, Bergoi Madernaz e Marina Sagastizabal. O EH Bildu quer que a jovem fale na Comissão Parlamentar de Direitos Humanos, para ali explicar a «injustiça» sofrida pelos jovens julgados «pela sua actividade política». O Parlamento tem de comunicar o pedido à Direcção dos Serviços Prisionais espanhóis, uma vez que Villaverde se encontra encarcerada. No processo 01/12, foram julgados 28 jovens, e a coligação soberanista quer que um dos absolvidos, Eneko Villegas, também compareça na comissão.

O deputado Julen Arzuaga sublinhou a importância de ambos se poderem expressar na comissão parlamentar, para que se explique como decorreu o processo contra os jovens e «como foram usados contra eles os depoimentos arrancados sob tortura». Arzuaga considerou que o facto de Villaverde estar presa não impede a sua presença na comissão, uma vez que a sentença não é definitiva e que a presunção de inocência se mantém. / Ver: Berria