terça-feira, 26 de maio de 2015

Magdalena Enjolras: «Colômbia: onde o sonho e a utopia se transformam em projeto»

O imperialismo e a burguesia colombiana vinculada aos seus interesses não estão interessados na paz em Colômbia. Obrigaram o povo colombiano a uma heróica resistência armada de mais de três décadas. Julgam poder vencer essa guerra. Este testemunho mostra algumas das razões por que não o conseguirão. A luta das FARC-EP é a luta dos camponeses pela terra, a luta dos trabalhadores contra a exploração, a luta do povo colombiano pela liberdade, pela emancipação social e pela independência nacional.

«Há mais de 30 anos na luta armada, o Comandante M não tem dúvidas sobre a Colômbia que quer ver renascer. Se o objetivo último, estratégico, das FARC-EP, organização política armada, é a construção de uma sociedade socialista, hoje, por demanda das bases campesinas e mineiras, de trabalhadores de Norte a Sul do país, dos povos indígenas, das comunidades de origem africana, da população urbana, também pela certeza de que, hoje, a resolução do conflito armado tem de ser político, a Paz é o objetivo imediato. Mas não uma paz qualquer.» (odiario.info)

«La caída de Palmira altera el equilibrio geopolítico en el Levante», de Thierry MEYSSAN (Red Roja)
Mucho nos gustaría que la inquietud ante la caída de Palmira fuese sincera y que las potencias occidentales, después de haber masacrado millones de personas en esta región a lo largo de una década, finalmente se hubiesen decidido a poner fin a esos crímenes. Pero no podemos dejarnos engañar.