terça-feira, 12 de maio de 2015

Defesa dos presos e da Askapena presente na festa basca de Buenos Aires

Este domingo, 10, muitos milhares de pessoas juntaram-se na Avenida de Maio, em Buenos Aires, para participar na Festa Basca. A rua encheu-se de ikurriñas, de crianças e jovens vestidos com os trajes típicos de Euskal Herria, dança, poisos para provar a comida basca. Os Euskal Herriaren Lagunak - Argentina também não faltaram.

Neste ambiente de festa, os militantes argentinos dos Euskal Herriaren Lagunak (Amigos do País Basco) conseguiram recolher centenas de assinaturas a exigir a amnistia para todos os/as presos/as políticos/as bascos/as e a condenar a perseguição à organização internacionalista Askapena, que o Estado espanhol quer ilegalizar.

Na mesa dos EHL-Argentina, um cartaz a reivindicar a luta da Askapena, as bandeirolas a exigir o repatriamento dos presos, as ikurriñas e uma enorme faixa com os rostos de alguns dos cerca de 450 presos políticos chamavam a atenção de quem passava. Para além disto, diversos membros dos EHL exibiram durante várias horas uma faixa em que se lia «Libertad a los pres@s vasc@s», acompanhados por consignas em defesa da Independência e do Socialismo para Euskal Herria ou palavras de ordem como «No estamos todos, faltan los presos y presas» e «No somos españoles, no somos franceses, somos vascos y queremos la Independencia».

Os presos e a Askapena presentes na festa basca de Buenos AiresNo final do dia, foram muitos os argentinos de origem basca que deram o seu nome para expressar a importância de que todos os militantes nos cárceres se possam juntar ao processo de luta política pela independência e viver em paz em Euskal Herria. / Ver: askapena.org [Foto: euskalkultura]