quinta-feira, 14 de maio de 2015

MP pede seis anos de cadeia para um jornalista do La Haine

A 29 de Março de 2014, um jornalista do La Haine foi detido e agredido pela Polícia espanhola em Madrid, depois de ter feito a cobertura da manifestação «Jaque al Rey» [xeque ao rei]. A Polícia teve uma atitude violenta para com os manifestantes e a imprensa, como é possível verificar em vários registos gráficos. Agora, o Ministério Público pede seis anos de prisão e 6200 euros de multa para o jornalista.

De acordo com a notícia veiculada pelo La Haine, «depois de desconvocada a manifestação, Boro - nome por que é conhecido o jornalista - dirigiu-se para o automóvel com a sua companheira». Pelo caminho, viram a Polícia a empurrar várias pessoas, incluindo alguns jornalistas, e aproximaram-se para saber o que se passava. Então, um polícia começou a empurrar e a agredir a companheira de Boro; este meteu-se no meio para tentar impedir as agressões e acabou por ser atirado ao chão, imobilizado, detido e agredido pela Polícia. Vários jornalistas que estavam a gravar isto foram espancados.

Ao ser levado para o furgão, refere o La Haine, Boro «disse por diversas vezes aos polícias que era jornalista». Junto à viatura, companheiros da imprensa tentavam gravar e foram corridos pela Polícia com «joelhadas, socos e pontapés». Boro passou na noite numa esquadra e, na manhã seguinte, foi presente a um juiz e libertado.

Agora, o Ministério Público pede seis anos de cadeia para o jornalista, acusando-o de atentado à autoridade e ofensa à integridade física. Pede ainda que pague uma indemnização de 6200 euros a dois polícias que, diz o La Haine, o acusam de lhes ter dado «socos e joelhadas».

O La Haine divulgou um vídeo em que é possível ver toda a sequência:Ver: argia / Informação mais desenvolvida: «Piden 6 años de cárcel para el periodista de La Haine detenido mientras cubría el #JaqueAlRey» (lahaine.org)