quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A 40 anos do 3 de Março, prosseguem as jornadas do movimento popular de Gasteiz

A plataforma Herri Ekintza, «ponto de encontro do movimento popular de Gasteiz», deu-se a conhecer publicamente no dia 9, junto à igreja de São Francisco, no bairro operário de Zaramaga. Até 5 de Março, promove um vasto programa de actividades em diversos espaços da capital alavesa, com as quais procura evocar o 3 de Março de 1976, recuperando o «espírito de luta» de então para a construção do futuro.

Na apresentação, os representantes da Herri Ekintza fizeram questão de sublinhar que, se era seu propósito evocar o que se passou a 3 de Março de 1976, «prestar uma sincera homenagem aos trabalhadores assassinados [pela Polícia Armada], aos que ficaram feridos, e a todos os homens e mulheres que participaram naquela luta», não queriam, contudo, limitar sua acção a uma perspectiva passadista; antes «trazer para a realidade de hoje a essência ideológica que o 3 de Março de 1976 encerra», aproveitando as suas lições para as actualizar nas lutas do presente e do futuro.

Na ocasião, apelaram ao movimento popular que assuma grande protagonismo nestas comemorações, que «pertencem ao povo e à classe trabalhadora». / Ver: aseh e BorrokaGaraiaDa [clicar na imagem para ver o programa]