terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Novas iniciativas contra o projecto do Metro de Donostia

Depois de, em Dezembro, ter promovido uma manifestação na capital guipuscoana sob o lema «Beharrezkoa ez delako: Metroari ez» [Porque não é necessário: não ao Metro], a associação de assembleias de moradores «Satorralaia», que se opõe ao projecto do Metro em Donostia, anunciou a realização de novas iniciativas com vista à intensificação do trabalho de informação e de mobilização.

A partir de amanhã, dia 17, a Satorralaia vai dar início a uma dinâmica de concentrações semanais para exigir a paralisação do projecto do Metro (todas as quartas-feiras, às 17h30), na FNAC (Loiola kalea).

Seguem-se duas mesas-redondas, com o objectivo de promover o debate público. A primeira, no dia 1 de Março, terá como título «¿Quién decide?» e contará com a participação de Josu Larrinaga (membro do grupo de investigação «Parte Hartuz», da Univ. do País Basco), Moradores do Bairro de Gamonal (Burgos) e participantes da associação de Satorralaia.

A segunda, no dia 9 de Março, analisará o Metro na perspectiva do transporte público, com a participação de: Jose Fran Cid (consultor de mobilidade e meio ambiente), Iosu Iribar (presidente da Associação Sindical «Kurpil», da Dbus), Oskar Bordes (trabalhador da Eusko Tren e membro do LAB) e Raul Mendez (trabalhador do Metro Bilbao e co-redactor do Libro Blanco del Transporte en Bilbao y su entorno). Ambos os encontros serão no Koldo Mitxelena.

Para dia 29 foi marcada uma assembleia-geral (Colégio Amara, 19h00). A Satorralaia apela a todas as pessoas e organizações donostiarras para que participem nestas actividades de debate e que adiram ao movimento contra um projecto que consideram desnecessário para a cidade. / Ver: lahaine.org

Ver também: «Cerca de 2000 manifestam-se contra o Metro em Donostia, “porque não é necessário”» (aseh)