sábado, 20 de fevereiro de 2016

CNT mobiliza-se contra «escravidão laboral» e «tratamento degradante» numa pizaria

O sindicato CNT iniciou ontem, 19, um conjunto de acções de protesto contra uma pizaria, que é também local de venda de comida rápida ao domicílio, em Barakaldo (Bizkaia), acusando o estabelecimento de promover «situações de escravidão laboral».

Apelando ao boicote ao estabelecimento, representantes sindicais e trabalhadores que participaram na concentração frente à loja da Oca Nicolasa afirmaram que a empresa «trata os funcionários de forma degradante», «violando de forma constante os seus direitos». Referiram-se, concretamente, a situações como «trabalho sem contrato, sem férias e com salários de miséria, despedimentos sem justa causa e horas não pagas».

Face a esta situação, a CNT fez saber que quatro trabalhadores decidiram filiar-se no sindicato e lutar assim de forma organizada pelos seus direitos. Os representantes sindicais, que distribuíram um documento informativo à população, disseram que é a administração da empresa que tem de dar resposta a esta situação de abuso. / Ver: Herrikolore e Barakaldo Digital