quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Nove solidários acorrentaram-se em Baiona pela libertação de Lorentxa Gimon

Nove pessoas acorrentaram-se à vedação da Subprefeitura do Governo francês em Baiona, depois de terem subido ao topo do gradeamento, e exigiram a libertação da presa basca Lorentxa Gimon, gravemente doente.

Os solidários mostraram diversas bandeirolas a exigir que os presos políticos bascos regressem a casa e faixas a favor da libertação de Gimon e dos demais presos doentes. Passados 45 minutos, a Polícia interveio, cortando as correntes. Todos desceram do alto da vedação sem resistência e foram levados para uma esquadra num furgão, sendo libertados ao fim da tarde.

Lorentxa Gimon tem a doença de Crohn. Neste momento, encontra-se na cadeia de Rennes (Bretanha). No dia 25, um tribunal deve tomar uma decisão sobre a sua libertação. / Ver: mediabask

DIA 20, MARCHA ÀS PRISÕES
A esquerda abertzale está a organizar uma «grande marcha» a 40 cadeias no Estado espanhol. A estas juntam-se as prisões de Rennes, na Bretanha (Estado francês), e de Monsanto, em Lisboa (Portugal). Consultar lista de origens e destinos em ezkerabertzalea.info.

MANIFESTAÇÃO PRÓ-AMNISTIA
O Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão agendou para dia 2 de Abril, em Bilbo, uma manifestação em defesa da amnistia. Parte às 18h30 da Praça de Errekalde. / Ver: amnistiaaskatasuna