quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Comités Solidários com o País Basco: «O internacionalismo venceu!»

Os Comités de Solidariedade com o País Basco (Euskal Herriaren Lagunak / Amigos do País Basco) tornam público o comunicado que abaixo se apresenta, na sequência da sentença decretada pela Audiência Nacional espanhola a 3 de Fevereiro último, que absolveu cinco internacionalistas bascos e a organização Askapena.

Desde que nos apercebemos do carácter político deste julgamento, no qual também existiu uma tentativa de criminalização dos nossos comités, trabalhámos duramente de forma a minimizar o golpe que o Estado espanhol queria desferir ao internacionalismo e, mais concretamente, ao internacionalismo basco. Com o nosso empenho militante, conseguimos que o internacionalismo saísse reforçado frente à enésima investida do Estado espanhol. Mostra disso são os mais de 100 julgamentos populares e a grande marcha dos povos que a 12 de Outubro se realizou em Iruñea [Pamplona].

Ainda assim, não nos podemos esquecer de todas as violações de direitos perpetradas nos últimos anos pelo Estado espanhol contra os militantes da Askapena, da mesma forma que não nos podemos esquecer de todas as agressões que o povo basco continua a sofrer. Neste sentido, continuaremos a trabalhar nos nossos países para dar a conhecer toda a repressão exercida sobre Euskal Herria, e a mobilizar as pessoas contra ela.

Dito isto, não podemos deixar de expressar a nossa alegria pela absolvição dos nossos companheiros. Dos muitos pontos do mundo onde lutamos por um mundo melhor, enviamos um caloroso abraço aos que também são exemplo nesta luta.

Gora Euskal Herria internazionalista! Viva o País Basco internacionalista!
Gora Euskal Herriaren Lagunak! Vivam os Amigos do País Basco!
Gora Askapena! Viva a Askapena! / Ver: askapena.org