terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Familiares do preso Iñaki Bilbao tiveram um acidente este fim-de-semana

O acidente rodoviário ocorreu este fim-de-semana, perto de Arkaute (Araba), quando os familiares do preso basco regressavam da visita à cadeia de Castelló II (Países Catalães). É o segundo acidente no espaço de 20 dias relacionado com a política de dispersão aplicada há 27 anos aos presos políticos bascos.

Numa conferência de imprensa que hoje teve lugar em Gasteiz, representantes da Etxerat deram conta do acidente, afirmando que os ocupantes da viatura não sofreram danos de monta. Recordando que se trata do «segundo acidente do ano provocado pela dispersão», afirmaram que «vão continuar a viajar: é o preço que temos de pagar pelo direito a fazer as visitas». E acrescentaram: «Viajar é uma decisão nossa, mas a responsabilidade cabe a outros.»

Para denunciar mais este acidente relacionado com a política de dispersão, a associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos agendou concentrações para hoje em Bilbo (Areatza; 19h00) e para amanhã em Donostia (frente à Câmara Municipal; 20h00) e Gasteiz (Andra Mari Zuria; 20h00). Em Iruñea, o protesto teve lugar ontem, frente à sede local do PP. / Ver: Berria e etxerat.eus