sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Continua a perseguição: próximos julgamentos da «Operación Araña» na AN

Nas próximas semanas, mais quatro pessoas serão julgadas na sequência da Operação Aranha. Nas quatro fases da operação, cerca de 80 pessoas foram detidas por exercerem o seu direito à liberdade de expressão nas redes sociais.

O primeiro destes julgamentos terá lugar a 27 de Fevereiro. O Ministério Público (MP) pede para o amurriotarra Alfredo Remírez [@erreharria] dois anos de prisão, cinco de liberdade vigiada e 16 de inabilitação. Alfredo foi preso na terceira fase da operação. No passado dia 11, realizou-se em Amurrio (Araba), a sua terra, uma jornada de apoio a ele e em defesa da liberdade de expressão.

No dia 2 de Março, serão os barceloneses Arkaitz Terrón [@Gudari75] e o usuário @putaespanya que vão sentar-se no banco dos réus. O MP pede para o primeiro dois anos de cadeia, dez de inabilitação e 4800 euros de multa; para o segundo, três anos de prisão. Ambos foram detidos na quarta fase da Operação Aranha.

Rubén González, que é de Vigo e foi preso na quarta fase da Operação Aranha, será julgado a 27 de Março. O MP pede dois anos e seis meses de prisão, 2500 euros de multa e nove anos de inabilitação para o viguês.

Recentemente, Andeka Jurado [@berrirohemen] foi condenado a um ano e meio de prisão por «um tweet, dois retweets e um vídeo de youtube». Também há poucas semanas, Cesar Strawberry, cantor dos Def Con Dos, que foi absolvido duas vezes pela Audiência Nacional espanhola, foi condenado a um ano de cadeia pelo Supremo Tribunal.

Por seu lado, a Plataforma pela Absolvição dos Arguidos na Operação Aranha, que integra vários dos incriminados, não vai ficar parada, tendo agendado para 8 de Abril uma jornada em defesa da liberdade de expressão em Zorrotza (Bilbo). / Ver: lahaine.org