terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Familiares de presos bascos envolvidos em dois acidentes este fim-de-semana

Familiares e amigos do preso político basco Iñaki Arakama sofreram um acidente quando regressavam da visita à cadeia de Sevilha, no sábado. Também no dia 11, familiares do preso Premin Sanpedro sofreram um acidente quando o iam visitar, na cadeia de Jaén.

Arakama encontra-se na cadeia de Sevilha, a 882 km de casa. Três familiares e amigos regressavam da visita quando, confrontados com um cão que se atravessou na via, perto de Béjar (Salamanca), a viatura em que seguiam se despistou, indo embater na divisória central. Nenhum ficou ferido, segundo informou a Etxerat.

Também no sábado, os pais e dois irmãos de Premin Sanpedro, preso político basco encarcerado em Jaén, a 800 km de casa, sofreram um acidente quando iam a caminho da prisão, para a visita.

A Etxerat denuncia o facto de todos os fins-de-semana centenas de bascos - familiares e amigos de presas e presos políticos bascos - serem forçados a realizar longas deslocações, com o risco a elas inerente, para poderem exercer o seu direito às visitas, e lembra que estas deslocações forçadas custaram a vida a 16 pessoas e fizeram centenas de feridos.

Em protesto contra estes sinistros, a Etxerat convocou concentrações nas quatro capitais do País Basco Sul. / Ver: etxerat.eus