terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

«Um Estado»

[De Jorge Cadima] As manobras do imperialismo para dominar o Médio Oriente podem estar prestes a ter um novo salto qualitativo. No seu recente discurso perante a Assembleia Geral da ONU, Netanyahu disse que «as relações diplomáticas de Israel» com os países árabes «estão a sofrer uma revolução» pois estes «começam a reconhecer em Israel, não o seu inimigo, mas um aliado» (Jerusalem Post, 22.9.16). Os ‘países árabes’ de que fala são as petro-ditaduras do Golfo, os maiores promotores e financiadores do terrorismo fundamentalista que assola a região, ao serviço do imperialismo. Os países árabes laicos, nascidos da luta de libertação nacional dos povos árabes, têm estado a ser destruídos, um a um, pelo imperialismo e Israel. Pelos Bushs, Clintons, Obama e o terrorismo ao seu serviço. (avante.pt)

«Guerrilheiros das FARC chegam às zonas de paz» (Brasil de Fato)
[De Bruno Carvalho] 19 dias. Esse foi o tempo que cerca de 7 mil guerrilheiros das FARC demoraram para percorrer a pé, em veículos e embarcações, quase 9 mil quilômetros que os separavam das 26 zonas de paz, delimitadas pelo governo colombiano, ao longo do território nacional.
[...]
O município de Fonseca, no departamento de La Guajira (no Norte da Colômbia), uma das mais pobres do país, recebeu os 300 primeiros combatentes guerrilheiros que se encontram agora no acampamento de Los Pondores, onde se mantêm armados e com a mesma rotina diária.